Novo conflito acontece na Ucrânia antes de cessar-fogo

Tiroteios voltaram a ser ouvidos também em Donetsk, o principal reduto dos rebeldes no leste da Ucrânia, perto do aeroporto da cidade

5 set 2014 - 08h36
(atualizado às 08h36)
Manifestantes participam de uma demonstração pró-Kiev em Mariupol, no leste da Ucrânia. 4/09/2014.
Manifestantes participam de uma demonstração pró-Kiev em Mariupol, no leste da Ucrânia. 4/09/2014.
Foto: Vasily Fedosenko / Reuters

Forças ucranianas e rebeldes pró-Rússia entraram em confronto nesta sexta-feira a leste do estratégico porto de Mariupol, horas antes de representantes ucranianos e russos, conforme previsto, anunciarem um cessar-fogo como um primeiro passo para um plano de paz mais abrangente.

Tiroteios voltaram a ser ouvidos também em Donetsk, o principal reduto dos rebeldes no leste da Ucrânia, perto do aeroporto da cidade, que permanece sob controle do governo.

Publicidade

A Ucrânia diz que suas forcas tentam repelir uma grande ofensiva dos rebeldes para tomar Mariupol, uma cidade portuária de cerca de 500 mil habitantes às margens do Mar de Azov, crucial por suas exportações de ferro. O porto fica quase a meio caminho entre a Rússia e região de Crimeia, anexada pelos russos.

"Nossa artilharia veio e está sendo mobilizada contra os rebeldes", disse o prefeito de Mariupol, Yuri Khotlubey, à TV ucraniana 112.

Entenda a crise na Ucrânia

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações