O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, felicitou nesta quinta-feira Felipe VI por conta de sua proclamação como rei da Espanha e manifestou seu desejo de "trabalhar estreitamente com ele", para "continuar fortalecendo" o vínculo entre os dois países.
"Em nome do povo americano, felicito vossa majestade o rei Felipe VI por ocasião de sua posse como rei da Espanha", começa a mensagem de Obama, divulgada pela Casa Branca.
"Estamos muito agradecidos com o rei Juan Carlos I por sua amizade e sua liderança na hora de guiar a democracia na Espanha e aprofundar a relação transatlântica", acrescenta o presidente americano.
"A Espanha é um apreciado aliado dos Estados Unidos e compartilhamos fortes laços enraizados na história", continua a mensagem.
Obama expressa seu desejo de "trabalhar estreitamente" com o novo rei para continuar fortalecendo a relação entre ambos países.
"Enquanto a Espanha celebra esta transição e olha para o futuro, o povo americano celebra junto com o povo da Espanha", conclui.
O rei Felipe VI residiu nos EUA de 1993 a 1995 enquanto estudou um mestrado em Relações Internacionais na Universidade de Georgetown em Washington.
Como príncipe, o país americano foi um de seus destinos mais recorrentes, chegando a realizar até 15 visitas em qualidade de herdeiro do trono.
No fim de semana passado, Obama ligou pessoalmente ao rei Juan Carlos I, a quem recebeu na Casa Branca em fevereiro de 2010, para felicitá-lo por seu "histórico" reinado.