A Organização de Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) anunciou nesta quarta-feira que perdeu, por algumas horas, o contato com um grupo de observadores na zona de conflito no leste ucraniano, perto de Donetsk. Esse é o segundo grupo que perde o contato em 24 horas.
"Até o meio-dia de hoje (quarta-feira), a missão especial de observação na Ucrânia perdeu contato com alguns membros de sua equipe perto de Donetsk.
"A equipe estava no oeste de Donetsk, e se dirigia a Dnipropetrovsk quando perdeu contato", informou a organização em um comunicado.
"Por volta das 19h00 (13h00 no horário de Brasília), o contato foi restabelecido quando o grupo retornava para Donetsk", declarou a organização.
Esta equipe "é constituída de 11 membros da Missão especial de observação que viajavam em três veículos. Os observadores foram parados em uma barreira em Marinka", indicou a OSCE.
Trata-se de dois búlgaros, um austríaco, um holandês, um finlandês, um italiano, um norueguês, um polonês, um russo, um eslovaco e um americano.
"Nós prosseguimos com nossos esforços e utilizamos contatos no terreno. O governo ucraniano, assim como as autoridades regionais, foram informados da situação", ressalta o comunicado.
Sobre a primeira equipe de desaparecidos, o governo dinamarquês informou que seus membros foram detidos por separatistas pró-russos em um posto de controle. São eles um dinamarquês, um estoniano, um turco e um suíço.