Otan não vê retirada de tropas russas da fronteira ucraniana

A Rússia, por outro lado, havia garantido que seus homens tinham voltado as suas posições permanentes

29 abr 2014 - 13h28
<p>Veículos militares russos são estacionados a cerca de 2 km da fronteira ucraniana em Novoshakhtinsk, na região de Rostov, na Rússia, em 26 de abril</p>
Veículos militares russos são estacionados a cerca de 2 km da fronteira ucraniana em Novoshakhtinsk, na região de Rostov, na Rússia, em 26 de abril
Foto: AP

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) não viu sinais até o momento de que dezenas de milhares de tropas russas estejam se retirando de locais próximos à fronteira com a Ucrânia, disse um funcionário da Otan nesta terça-feira, apesar de uma declaração da Rússia afirmando que soldados tinham voltado para suas posições permanentes.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse ao secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, em um telefonema na segunda-feira que as forças russas, que iniciaram exercícios perto da fronteira na semana passada, haviam voltado para suas posições.

Publicidade

"Atualmente nós não temos nenhuma informação que indique uma retirada das tropas russas da fronteira ucraniana. Continuamos a exortar a Rússia a respeitar o acordo de Genebra e a recuar todas as suas tropas ao longo da fronteira com a Ucrânia, em favor da diplomacia e do diálogo", disse um funcionário da Otan à Reuters, após ser questionado sobre a afirmação de Shoigu.

Ucrânia x Rússia: Veja o poderio bélico dos dois países

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações