Um homem de origem nigeriana foi internado nesse sábado (16) e está em área isolada de hospital da cidade espanhola de Alicante, com sintomas do vírus ebola. O paciente de origem nigeriana, cuja idade não foi informada, apresenta febre alta, mal-estar, vômitos e hemorragias, sintomas característicos da doença.
O paciente está internado no Hospital de Sant Joan de Alicante, centro de referência para o ebola na província do mediterrâneo espanhol. As autoridades sanitárias espanholas ativaram de maneira preventiva o protocolo de atuação perante uma suspeita de vírus de ebola e consideram que, com a ativação do protocolo, "a população está protegida de um possível contágio".
Os testes epidemiológicos realizados no paciente foram enviados ao Hospital Carlos III de Madri, para que analisem se correspondem ou não com o vírus. A este centro foi trasladado da Libéria o sacerdote espanhol Miguel Pajares, a primeira vítima europeia do ebola, que morreu no último dia 12.
Os resultados dos exames devem ser divulgados na próxima semana. Em nota, o Departamento de Saúde da região de Valencia declarou ter "ativado, de maneira preventiva, o protocolo previsto no caso de suspeita da presença do vírus ebola".
Outros casos suspeitos foram detectados na Espanha desde o início da epidemia, que já deixou mais de 1.100 mortos desde o início do ano. Nenhum dos casos foi confirmado.