O papa Francisco abraçou neste sábado o papa emérito Bento XVI na Basílica de São Pedro, em cerimônia pública de nomeação de 19 novos cardeais, entre eles o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta.
Bento XVI se sentou na primeira fila, ao lado dos outros membros do Colégio cardinalício. O papa emérito foi saudado "com afeto e veneração" pelo novo cardeal e Secretário de Estado, Pietro Parolin.
No discurso inicial, Parolin disse que todos estavam "encantados com sua presença ente nós", palavras que provocaram um longo aplauso entre os presentes na Basílica. No dia 28 de fevereiro se completa um ano da renúncia de Bento XVI ao pontificado
Desde então o papa emérito vive no convento Matter Eclesiae, junto ao seu fiel secretário e discípulo, o arcebispo Georg Gänswein, e as quatro laicas consagradas da comunidade Memores Domini, que se ocupam de seu aposento, de sua correspondência e de receber suas poucas e discretas visitas.
O papa emérito, que leva "uma vida oculta ao mundo", encontrou-se quatro vezes com Francisco, mas sua presença hoje na Basílica de São Pedro foi a grande surpresa da cerimônia da nomeação dos cardeais.