O papa Francisco recebeu nesta terça-feira no Vaticano o príncipe Charles e sua esposa Camila, duquesa da Cornualha, no que foi o primeiro encontro entre o príncipe de Gales e o pontífice.
A embaixada do Reino Unido perante a Santa Sé explicou em comunicado que o encontro aconteceu durante a tarde na Sala Paulo XVI do Vaticano, e representa a quarta visita do príncipe Charles à sede da Igreja Católica.
O conteúdo das conversas não foi comunicado de forma oficial, mas houve uma troca de presentes: o papa Francisco entregou a Charles e Camila uma representação em bronze de um ramo de oliveira.
Por sua vez, o príncipe de Gales e sua esposa presentearam Jorge Bergoglio com uma cesta de alimentos da Real Fazenda de Highgrove, que será doada aos mais necessitados.
Após o encontro com o papa, o príncipe Charles se reuniu com o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.
Charles e Camila também visitaram o Arquivo Secreto e a Biblioteca do Vaticano, onde admiraram alguns dos documentos históricos de grande valor que fazem parte das coleções da Santa Sé.
Além disso, o príncipe Charles conheceu membros da comunidade britânica que trabalham na Santa Sé durante uma pequena recepção que aconteceu no Colégio Britânico.
O príncipe de Gales está em visita privada na Itália ao lado de sua esposa desde a última sexta-feira e amanhã os dois serão recebidos pelo primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni, antes de seguirem viagem para a Áustria, onde permanecerão até o dia 6 de abril.
Veja também