O papa partiu nesta sexta-feira para o santuário de Fátima, em Portugal, onde permanecerá até o sábado para participar da comemoração do centenário das aparições da Virgem Maria aos pastorinhos e canonizar os dois irmãos, Jacinta e Francisco.
O voo da companhia Alitalia decolou do aeroporto romano de Fiumicino às 14h10 (horário local, 9h10 de Brasília) levando a bordo a delegação vaticana e cerca de 70 jornalistas.
Nesta viagem, acompanham o papa no voo além do secretário de Estado, o cardeal Pietro Parolin, os cardeais portugueses José Saraiva Martins e Manuel Monteiro de Castro.
Francisco chegou ao aeroporto com sua já habitual mala preta, onde se leva utensílios, orações, os dois discursos aos fiéis e uma homilia que pronunciará em português.
O papa chegará à base aérea de Monte Real às 16h20 (12h20 em Brasília) e ali terá um encontro privado com o presidente português Marcelo Rebelo de Sousa, onde fará a tradicional troca de presentes, mas sem discursos.
Francisco se tornará assim o terceiro pontífice a aterrissar nesta base portuguesa, após seus antecessores Paulo VI e João Paulo II, em 1967 e 1991, respectivamente.