Uma das monarcas mais longevas do mundo, Elizabeth II teve a morte anunciada nessa quinta-feira, 8. Em comunicado, o Palácio de Buckingham informou que a rainha morreu "pacificamente" nesta tarde no palácio de Balmoral.
Com um reinado tão longo, que durou 70 anos e 214 dias, a morte de Elizabeth foi lamentada por políticos, autoridades e personalidades em todo o mundo.
Veja a repercussão abaixo.
Rei Charles III, monarca do Reino Unido
O agora Rei Charles III publicou um pronunciamento que diz: "A morte da minha amada Mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família."
António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas
"Estou profundamente triste com o falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, Rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Ela era uma boa amiga da ONU e uma presença tranquilizadora ao longo de décadas de mudança. Sua dedicação inabalável e ao longo da vida será lembrada por muito tempo."
I am deeply saddened at the passing of Her Majesty Queen Elizabeth II, admired worldwide for her leadership & devotion.
She was a good friend to the @UN & a reassuring presence through decades of change.
Her unwavering, lifelong dedication will be long remembered. pic.twitter.com/1wlZEt8PLA
— António Guterres (@antonioguterres) September 8, 2022
Liz Truss, Primeira-Ministra da Inglaterra
"Sua vida em serviço passa para nossas memórias sendo admirada pelas pessoas do Reino Unido e do mundo."
Goveno americano
“Nossa relação com o povo do Reino Unido, e isso é algo que o presidente (Joe Biden) já disse, cresceu e se fortaleceu. É um dos nossos mais próximos aliados. Nosso coração está com o povo do Reino Unido, com a Rainha, com a família dela”, disse Karine Jean-Pierre, secretária de imprensa da Casa Branca durante coletiva.
Boris Johnson, ex-primeiro-ministro do Reino Unido
"Esse é o dia mais triste do nosso país. No coração de cada um de nós, há uma dor pela morte da nossa Rainha, e uma profunda e senso pessoal de perda – mais intenso, talvez, do que nós esperávamos.
Nestes primeiros momentos sombrios desde as notícias, eu sei que milhões e milhões de pessoas estão parando tudo o que estão fazendo, para pensar na rainha Elizabeth, na luz brilhante e brilhante que finalmente se apagou.
Ela parecia tão eterna e tão maravilhosa que eu estou com medo que nós acreditávamos, como crianças, que ela iria apenas continuar e continuar."
Gordon Brown, ex-primeiro-ministro do Reino Unido
"A Rainha Elizabeth II serviu a este país até o final. Ofereço minhas sinceras condolências à família real. Que ela descanse em paz."
The United Kingdom, the Commonwealth, and the entire world are joined together in mourning this evening. HM Queen Elizabeth II served this country to the last. I offer my sincere condolences to the Royal Family. May she rest in peace.
— Gordon Brown (@GordonBrown) September 8, 2022
Barack Obama, ex-presidente dos EUA
"Como muitos de vocês, Michelle e eu estamos gratos por ter testemunhado a liderança dedicada de Sua Majestade, e estamos impressionados com seu legado de serviço público incansável e digno. Nossos pensamentos estão com sua família e o povo do Reino Unido neste momento difícil."
Like so many of you, Michelle and I are grateful to have witnessed Her Majesty’s dedicated leadership, and we are awed by her legacy of tireless, dignified public service. Our thoughts are with her family and the people of the United Kingdom at this difficult time. pic.twitter.com/sbID222iSQ
— Barack Obama (@BarackObama) September 8, 2022
Emmanuel Macron, presidente da França
"Sua Majestade a Rainha Elizabeth II incorporou a continuidade e a unidade da nação britânica por mais de 70 anos. Lembro-me dela como uma amiga da França, uma rainha de bom coração que deixou uma marca duradoura em seu país e em seu século."
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia
"É com profunda tristeza que tomamos conhecimento da morte de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II. Em nome do povo ucraniano, apresentamos as sinceras condolências à Família Real, a todo o Reino Unido e à Commonwealth por esta perda irreparável. Nossos pensamentos e orações estão com você."
It is with deep sadness that we learned of the death of Her Majesty Queen Elizabeth II. On behalf of the 🇺🇦 people, we extend sincere condolences to the @RoyalFamily , the entire United Kingdom and the Commonwealth over this irreparable loss. Our thoughts and prayers are with you.
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) September 8, 2022
Papa Francisco, chefe da Igreja Católica
O Papa Francisco mandou condolências ao Rei Charles III dizendo que reza por seu "repouso eterno" e diz que foi um exemplo firme de serviço, devoção ao dever e de fé em Jesus Cristo. "Deus o sustentará com sua graça infalível", diz ao novo Rei britânico.
Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá
"Foi com o coração pesado que soubemos do falecimento da Soberana de mais longo reinado do Canadá, Sua Majestade a Rainha Elizabeth II. Ela foi uma presença constante em nossas vidas – e seu serviço aos canadenses permanecerá para sempre uma parte importante da história do nosso país."
Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia
"Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II, será lembrada como um dos pilares do nosso tempo. Ela forneceu liderança inspiradora para sua nação e povo. Ela personificava dignidade e decência na vida pública. Dolorido por sua morte. Meus pensamentos estão com sua família e o povo do Reino Unido nesta hora triste."
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel
"Minha esposa Sara e eu, juntamente com todo o povo de Israel, enviamos nossas condolências ao povo da Grã-Bretanha e à família real pelo falecimento da rainha Elizabeth II. Ela era uma soberana lendária, um farol de integridade e uma administradora de uma segunda era elisabetana que será lembrada ao longo dos séculos. Que sua memória seja abençoada."
My wife Sara and I, along with all the people of Israel, send our condolences to the people of Britain and to the royal family on the passing of Queen Elizabeth II
— Benjamin Netanyahu (@netanyahu) September 8, 2022
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ex-presidente e candidato ao Planalto
O ex-presidente afirmou em publicação no Twitter que a rainha Elizabeth 2ª testemunhou importantes eventos históricos e "marcou era como Chefe de Estado" ao reinar em convivência com primeiros-ministros de diferentes linhas ideológicas.
"Em nosso governo, o Reino Unido e o Brasil tiveram excelentes relações diplomáticas, políticas e comerciais, marcadas pela visita de Estado em que ela nos recebeu, em 2006. Gravo na memória nosso encontro na reunião do G-20 em Londres, em 2009", publicou Lula.
"Minhas condolências à família e a todos que admiravam a Rainha Elizabeth 2ª no Reino Unido e ao redor do mundo."
"Tive encontros memoráveis com Sua Majestade a Rainha Elizabeth II durante minhas visitas ao Reino Unido em 2015 e 2018. Nunca esquecerei seu calor e gentileza. Durante uma das reuniões, ela me mostrou o lenço que Mahatma Gandhi lhe deu de presente em seu casamento. Sempre guardarei esse gesto."
Jair Bolsonaro (PL), presidente da República e candidato à reeleição
O atual chefe do executivo, Jair Bolsonaro (PL) publicou um vídeo e uma série de tuítes sobre a morte da Rainha Elizabeth II. "Uma mulher extraordinária e singular, cujo exemplo de liderança, de humildade e de amor à pátria seguirá inspirando a nós e ao mundo inteiro até o fim dos tempos", escreveu Bolsonaro.
O governo decretou luto oficial de três dias no Brasil. O ato, assinado pelo chefe do Executivo e pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, foi publicado nesta tarde em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).