O terrorista procurado pelo ataque em Las Ramblas, Younes Abouyaaqoub, teria sido preso nesta segunda-feira (21) pelas autoridades espanholas em Sant Sadurní d'Anoia, que fica na província de Barcelona, informou o jornal La Vanguardia.
Já a emissora RTVE afirma que o suposto terrorista foi "abatido". O jornal El Pais informou que um homem, usando um cinturão de explosivos (que não se sabe se era real ou não) gritou "Alá é Grande" ao ver Mossos d'Esquadra (polícia catalã) e foi morto pelos policiais. Esse homem pode ser Abouyaaqoub.
A Polícia da Catalunha informou através de sua conta no Twitter que estava lidando com um "incidente aberto" em Subirats.
Abouyaaqoub, 22 anos, é um marroquino apontado pelos investigadores como o homem que dirigia a van que atingiu centenas de pessoas em Las Ramblas, em Barcelona, na última quinta-feira (17).
Após o ataque, ele teria fugido a pé, como mostram câmeras de segurança. Pelas imagens, ele atravessa a pé o mercado de La Boqueria e se misturado à multidão. O jovem colocou óculos de sol para não ser reconhecido e caminhou em ritmo normal, evitando correr para não chamar a atenção da polícia. Ele teria caminhado por cerca de uma hora, até chegar a outro bairro e roubar o carro do espanhol Pau Perez, encontrado morto dentro do próprio veículo posteriormente.
A polícia espanhola diz que Younes Abouyaaquoub faz parte de uma célula terrorista de 12 pessoas, sendo que quatro já estão presas e cinco foram mortas.