Uma estátua de Vladimir Lenin urinando foi instalada em Nowa Huta, na Polônia. Feita de material fluorescente, a obra possui estrutura de fonte e conta com o efeito de água saindo do que seria o pênis do revolucionário comunista russo. As informações são do jornal Independent.
Como parte do 6º Festival Grolsch ArtBoom de Cracóvia, a estátua substitui temporariamente a original de Lenin, que foi removida em 1989, após o colapso do comunismo na Polônia.
A estátua de bronze original sobreviveu a duas tentativas de explosão, cometidas por ativistas anti-regime, nas décadas de 1970 e 1980, antes de ser removida da praça central de Nowa Huta.
A "fonte do futuro", como ficou conhecida a estátua fluorescente, é uma obra construída com o intuito da reflexão sobre o que ocupará definitivamente o lugar antes dedicado à estátua de bronze de Lenin.
Bartosz Szydlowski, um dos criadores da instalação, disse ao jornal The Telegraph que a obra também reflete o bom humor da população, que não registrou queixas sobre a estátua.
Polish town erects fluorescent statue of Lenin urinating. It's called 'Fountain of the Future"
http://t.co/TwSsg7ALjB
pic.twitter.com/ppcYIMHRN4
— Ian Fraser (@Ian_Fraser)
13 junho 2014