O presidente francês, François Hollande, terá um encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou neste sábado, afirmou o Kremlin.
Um porta-voz do Kremlin não deu mais detalhes. Mas a TV estatal da Rússia Rossiya-24 disse que Putin e Hollande planejam discutir a decisão de Ucrânia e França de suspender a entrega do primeiro de dois porta-helicópteros Mistral a Moscou por causa da crise na Ucrânia.
Agências russas de notícias disseram que Hollande faria a visita na volta para a França, após viagem ao Cazaquistão, onde sugeriu que ele, Putin, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko e a chanceler alemã, Angela Merkel devem juntos "iniciar o processo de redução da tensão". Ele não deu detalhes.
Em entrevista coletiva na capital do Cazaquistão Astana, Hollande insistiu que Putin deve olhar para o futuro em vez do passado para ajudar a aliviar a tensão sobre a crise da Ucrânia.
Putin na quinta-feira evocou as lições da história para transferir a culpa de muitos dos problemas da Rússia ao Ocidente, acusando "os inimigos de ontem" de tentar trazer uma nova cortina de ferro de volta à Rússia.
Mais de 4,3 mil pessoas foram mortas no leste da Ucrânia desde as rebeliões separatistas estouraram em abril, quando a Rússia anexou a Crimea, da Ucrânia, após a derrubada de um presidente apoiado por Moscou.
(Reportagem de Timothy Heritage e Katya Golubkova)