A investigação em torno do problema apresentado pelo avião do presidente da Sérvia, Tomislav Nikolic, enquanto o político viajava para a Itália, onde se encontraria com o papa Francisco, mostrou que o copiloto derramou café sobre o painel de controle da aeronave.
Siga o Terra Notícias no Twitter
A visita teve que ser cancelada por questões de segurança e, depois do incidente, o Departamento de Aviação Civil iniciou uma investigação para entender o que aconteceu com o avião Falcon 50 da presidência.
A investigação apontou que o copiloto derramou café sobre o painel de controle e, ao tentar limpá-lo, acionou sem querer um botão de emergência que causou uma perda súbita de altura, informou nesta terça-feira a agência de notícias sérvia "Tanjug".
"Comecei a limpar o painel de controle e acidentalmente ativei um botão de emergência que desativou o piloto automático, e a aeronave começou a perder altura", afirmou o copiloto Bojan Zoric, segundo o relatório da investigação.
Durante a queda, aconteceu uma breve parada de um dos três motores do avião e houve pânico entre os passageiros, mas os pilotos conseguiram estabilizar o avião (que está em funcionamento há 34 anos) para depois aterrissar em Belgrado.
Este incidente, que aconteceu na última sexta-feira, quando o avião se dirigia a Roma para uma visita oficial ao Vaticano, obrigou o cancelamento do encontro entre Nikolic e o papa Francisco.
O copiloto foi suspenso de suas funções por abandonar "normas e procedimentos regulamentados, e desta maneira pôr em perigo a segurança do voo".
Em um primeiro momento, o escritório de imprensa de Nikolic atribuiu o ocorrido a uma avaria em um dos motores do avião.
A visita do presidente sérvio ao Vaticano foi adiada até que as partes encontrem uma nova data.