Professor britânico é acusado de terrorismo e união ao EI

Ele foi detido depois de pedido de passaporte para viagem à Síria

27 out 2014 - 17h07
O professor está sob custódia e será sentenciado em dezembro
O professor está sob custódia e será sentenciado em dezembro
Foto: Twitter

Um professor de química da cidade de Bolton admitiu planejar crimes terroristas, após ser detido pela polícia britânica por suspeitas de que ele planejava se juntar aos extremistas do Estado Islâmico na Síria. As informações são do The Guardian.

Jamshed Javeed, 30 anos, dava aulas no ensino médio na escola de Sharples em Botlon, Greater Manchester, e foi considerado culpado por duas acusações de terrorismo e adesão ao Estado Islâmico e por auxiliar outras pessoas para cometer atos de terrorismo. Segundo autoridades britânicas, Javeed teria pagado passagens para a Síria ao seu irmão mais novo, Mohammed, e outro homem.

Publicidade

O professor admitiu planejar viajar para a Síria, mas negou concordar com as ideias extremistas do grupo terrorista e disse que, na verdade, planejava lutar contra o governo de Bashar Al-Assad.

Jamshed teria começado a mudar sua aparência e comportamentos em agosto deste ano, segundo a polícia responsável pela Unidade de Terrorismo e sua família teria tentado impedir que o professor tentasse qualquer ato extremista – escondendo, inclusive, seu passaporte. Aliás, foi por tentar tirar um novo documento, que ele foi finalmente pego e acusado.

O professor será sentenciado no dia 12 de dezembro deste ano e, segundo o Juiz Michael Topolski, ficará detido sob custódia do governo britânico até essa data.

Desvendando o Estado Islâmico

Publicidade

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações