Projéteis de avião podem ter atingido Donetsk

Nesta quarta-feira, a Otan disse que há milhares de soldados russos "preparados" na fronteira

6 ago 2014 - 08h04
(atualizado às 08h05)
Crateras encontradas na cidade de Donetsk podem ter sido resultado dos projéteis lançados na cidade
Crateras encontradas na cidade de Donetsk podem ter sido resultado dos projéteis lançados na cidade
Foto: Sergei Karpukhin / Reuters

Dois projéteis lançados de um avião ainda não identificado atingiram sem causar vítimas nesta madrugada uma zona industrial de Donetsk, onde os combates entre as forças de Kiev e os separatistas pró-Rússia chegaram na periferia da cidade.

Apenas um dos dois projéteis explodiu, deixando uma cratera de quatro metros de diâmetro e 1,5 metros de profundidade em uma estrada, segundo as autoridades da cidade.

Publicidade

"Os relatórios desta manhã indicam que nenhum avião de combate saiu em missão hoje", informou ao jornal local "Ukrainskaya Pravda" o centro de imprensa das forças ucranianas.

Com exceção dos intensos bombardeios aéreos lançados em maio pelo exército ucraniano contra o aeroporto internacional localizado na periferia da cidade, controlado então pelos rebeldes pró-Rússia, trata-se do primeiro ataque aéreo contra Donetsk.

No entanto, segundo autoridades locais, os combates já chegaram ontem aos bairros periféricos de Petrovski e Kirovski. Moradores relataram explosões, persistentes tiroteios e danos à infraestrutura local. Antes do conflito, a cidade de Donetsk era habitada por um milhão de pessoas.

As duas localidades e outros bairros de Donetsk já sofreram nas últimas semanas repetidos ataques com fogo de artilharia, pelo qual os dos lados em confronto no leste da Ucrânia se acusam.

Publicidade

Pelo menos três civis morreram nas últimas horas e vários edifícios, casas particulares, infraestrutura e edifícios públicos, entre eles um mercado de alimentos e uma escola, sofreram danos totais ou parciais pelo impacto de projéteis de artilharia.

Kiev anunciou há dois dias uma iminente ofensiva contra Donetsk, capital da região homônima.

Mortos na Ucrânia em 24 horas

Dezoito soldados ucranianos morreram em combates no leste do país em 24 horas, anunciou o porta-voz militar Andrii Lysenko.

"Dezoito militares ucranianos morreram e 24 ficaram feridos", disse Lysenko à imprensa.

Milhares de soldados russos na fronteira

Alguns moradores de Donetsk observam estragos dos conflitos na cidade nesta quarta-feira
Foto: Sergei Karpukhin / Reuters
A Rússia reuniu cerca de 20 mil tropas na fronteira leste da Ucrânia e pode usar a desculpa de uma missão humanitária ou de manutenção da paz para enviá-los ao território ucraniano, disse a Otan em comunicado nesta quarta-feira.

Publicidade

"Nós não vamos adivinhar a intenção da Rússia, mas podemos ver o que a Rússia está fazendo no terreno --e isso é motivo de grande preocupação. A Rússia reuniu cerca de 20.000 tropas prontas para o combate na fronteira leste da Ucrânia", disse a porta-voz da Otan Oana Lungescu em comunicado.

"A recente atividade militar russa aumenta ainda mais a tensão da situação e prejudica os esforços em busca de uma solução diplomática para a crise. Essa é uma situação perigosa."

O comunicado da Otan afirma ainda que a aliança militar está preocupada que Moscou possa usar "o pretexto de uma missão humanitária ou de manutenção da paz como desculpa para enviar tropas para o leste da Ucrânia".

Com informações da AFP, Reuters e EFE. 

Entenda a crise na Ucrânia

Publicidade

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se