Putin assina tratado para tornar Crimeia parte da Rússia

A assinatura no Kremlin acontece dois dias após referendo em que 97% da população da Crimeia aprovou união à Rússia

18 mar 2014 - 10h00
(atualizado às 12h35)
<p>O presidente russo, Vladimir Putin, aperta a mão dos líderes da Crimeia e de Sevastopol após a assinatura de um tratado para anexar a Crimeia àa Rússia, nesta terça-feira, no Kremlin, em Moscou</p>
O presidente russo, Vladimir Putin, aperta a mão dos líderes da Crimeia e de Sevastopol após a assinatura de um tratado para anexar a Crimeia àa Rússia, nesta terça-feira, no Kremlin, em Moscou
Foto: AP

O presidente russo, Vladimir Putin, e dois líderes da Crimeia assinaram um tratado nesta terça-feira para tornar a península ucraniana no mar Negro parte da Rússia.

A assinatura aconteceu ao fim do discurso do presidente no Kremlin  aos integrantes das duas câmaras do Parlamento, aos governadores e aos membros do governo russo, marcado pelo patriotismo e mensagem crítica ao Ocidente.

Publicidade

O tratado vem dois dias após um referendo na Crimeia em que a população aprovou por maioria esmagadora a secessão da Ucrânia para se juntar à Rússia e que foi considerado ilegítimo pelo governo ucraniano, pelos Estados Unidos e pela União Europeia.

"A República da Crimeia é considerada como incorporada à Federação Russa a partir da assinatura do acordo", afirmou pouco depois o Kremlin. Apesar de o documento ter entrado imediatamente em vigor, os parlamentares russos deverão ratificar uma lei que inclua na Federação Russa duas novas entidades, a Crimeia e a cidade de Sebastopol, que tem um status particular. A data da ratificação, uma simples formalidade, não foi anunciada.

Com informações da Reuters e AFP.

Publicidade

Crimeia: milhares festejam retorno à Rússia com grande festa:

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se