Putin dá fuzil de presente ao presidente do Egito

Rússia é um dos poucos parceiros que pode criar uma rivalidade com os Estados Unidos no fornecimento de armas para o Egito

10 fev 2015 - 14h36
<p>Presidente Vladimir Putin se reuniu com presidente egípcio</p>
Presidente Vladimir Putin se reuniu com presidente egípcio
Foto: RIA-Novosti, Alexei Nikolsky / AP

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, presenteou seu homólogo egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, com um fuzil kalashnikov AK-47 após uma reunião bilateral entre ambos no Cairo, nesta terça-feira (10). Ao fim do encontro, em uma entrevista coletiva, os dois confirmaram a intenção de prosseguir com a "cooperação militar".

Publicidade

A Rússia é um dos poucos parceiros que pode criar uma rivalidade com os Estados Unidos no fornecimento de armas para o Egito. Atualmente, os americanos são os maiores apoiadores militares do Exército do país no combate aos terroristas, especialmente os que estão instalados no Sinai.

Os dois presidentes anunciaram ainda que estão estudando a criação de uma zona de livre comércio e a construção de um núcleo industrial no Egito. Além disso, ambos afirmaram que vão ampliar os investimentos no setor energético e de uma nova ação de parceria nos campos de educação e turismo.

Mas, o acordo mais importante da reunião refere-se à construção de uma central nuclear russa em território egípcio. Segundo Putin, "isso abrirá uma nova janela na cooperação econômica" entre as duas nações e que a construção começará "imediatamente" após uma "decisão final sobre o local da planta nuclear". Para Sisi, a estrutura deve ser construída em El Dabaa, cidade que fica a 185 quilômetros do Cairo. Há quase 10 anos, o Egito quer retomar seu programa nuclear - até o momento sem nenhuma central - e a Rússia se mostrou disposta a ajudar.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações