Putin diz que governo da Ucrânia tem culpa em queda de avião

"Essa tragédia não teria acontecido se houvesse paz na terra, ou, em qualquer caso, se operações militares no sudeste da Ucrânia não tivessem sido retomadas", afirmou o presidente russo

17 jul 2014 - 19h05
(atualizado às 23h19)
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fala a repórteres durante uma reunião em Brasília, na quarta-feira. 16/07/2014
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fala a repórteres durante uma reunião em Brasília, na quarta-feira. 16/07/2014
Foto: Alexei Nikolskyi / Reuters

O presidente russo, Vladimir Putin, disse na sexta-feira (horário local) que a Ucrânia tem total responsabilidade pela queda de um avião de passageiros no leste do país, dizendo que o incidente não teria acontecido se Kiev não tivesse retomado uma campanha contra separatistas pró-Rússia.

"Essa tragédia não teria acontecido se houvesse paz na terra, ou, em qualquer caso, se operações militares no sudeste da Ucrânia não tivessem sido retomadas", disse ele em declaração transmitida pela TV.

Publicidade

"E sem dúvida o governo do território onde isso aconteceu tem responsabilidade por essa tragédia assustadora", acrescentou.

Putin disse ainda que pediu a autoridades russas para fazerem tudo que for possível para ajudar a investigar o acidente.

Putin responsabiliza Ucrânia por queda do voo MH17
Video Player
Foto: Arte Terra

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações