Putin diz que operações da Ucrânia lembram cerco nazista

O presidente russo disse que é preciso obrigar Kiev a conversar com separatistas

29 ago 2014 - 09h01
(atualizado às 09h03)
Putin disse que está disposto a colaborar com intenções de paz da Ucrânia
Putin disse que está disposto a colaborar com intenções de paz da Ucrânia
Foto: KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a operação de Kiev no leste da Ucrânia, onde forças do governo enfrentam separatistas pró-Rússia ao redor das cidades de Donetsk e Luhansk, lembra o cerco feito a Leningrado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

"Pequenas vilas e grandes cidades cercadas pelo Exército ucraniano, que atinge diretamente áreas residenciais com o objetivo de destruir a infraestrutura... Isso tristemente me lembra os eventos da Segunda Guerra Mundial, quando os alemães fascitas... no poder cercaram nossas cidades", disse Putin em um encontro de jovens nos arredores de Moscou.

Publicidade

Putin afirmou ainda que russos e ucranianos "são praticamente um povo só".

"Pessoas que têm sua própria visão da história e sobre a história de nosso país podem argumentar comigo, mas me parece que os povos russos e ucraniano são praticamente um povo só", afirmou.

Ele disse ainda que a recusa do governo ucraniano em negociar com os separatistas é um problema.

"É necessário forçar as autoridades ucranianas a iniciar substancialmente essas conversações, não em questões técnicas,,, as conversações têm de ser substanciais", declarou aos jovens.

Publicidade

Entenda a crise na Ucrânia

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se