Putin pede fim de crise na Ucrânia em telefonema a Hollande

Ligação telefônica antecede reunião agendada entre os dois para o início do mês de junho

30 mai 2014 - 16h09
(atualizado às 16h10)
<p>O presidente russo (foto) vai se encontrar com Hollande no próximo dia 5. Este será o primeiro encontro de Putin com um líder ocidental desde a anexação da Crimeia</p>
O presidente russo (foto) vai se encontrar com Hollande no próximo dia 5. Este será o primeiro encontro de Putin com um líder ocidental desde a anexação da Crimeia
Foto: AFP

O presidente russo Vladimir Putin pediu em telefonema nesta sexta-feira ao presidente francês, François Hollande, que haja um fim para derramamento de sangue na Ucrânia e que sejam iniciadas as conversas entre Kiev e os separatistas do leste, afirmou o Kremlin.

A ligação telefônica, iniciada pelo lado francês, segundo o Kremlin, antecede reunião agendada entre os dois para o dia 5 de junho, em Paris, o primeiro encontro de Putin com um líder ocidental desde a anexação da Crimeia.

Publicidade

A Rússia está em desacordo com líderes ocidentais e Kiev sobre a Crimeia e alegações de que estaria estimulando as rebeliões entre a população que na maioria tem o russo como língua na região leste da Ucrânia. Os conflitos seguem protestos que derrubaram em fevereiro o então presidente Viktor Yanukovich, aliado de Moscou.

"Putin assinalou a necessidade de as autoridades em Kiev interromperem imediatamente a violência e o derramamento de sangue e iniciar um diálogo direto entre Kiev e os representantes das regiões ao sudeste do país", disse o Kremlin em comunicado.

O comunicado confirmou ainda que Putin deve participar do 70º aniversário dos desembarques do Dia D durante a Segunda Guerra Mundial na Normandia, França, onde se juntará a outros líderes estrangeiros, incluindo o presidente eleito da Ucrânia, Petro Poroshenko, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

Embora Putin tenha frequentemente conversado com chefes de Estado e de Governo por telefone desde o início da crise na Ucrânia, o último encontro com um líder ocidental ocorreu durante as Olimpíadas de Inverno em Sochi, em fevereiro.

Publicidade

Entenda a crise na Ucrânia

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações