O presidente russo, Vladimir Putin, e o chefe de governo da Grã-Bretanha, David Cameron, se reuniram ao chegar a Paris nesta quinta-feira, pela primeira vez desde que a Crimeia abandonou a Ucrânia para se anexar à Rússia, indicou uma fonte aeroportuária.
Segundo esta fonte, os dois líderes se reuniram em um salão privado do aeroporto parisiense de Roissy-Charles de Gaulle nesta quinta-feira, véspera do 70º aniversário do Desembarque da Normandia.
Por ocasião desta comemoração, irá ocorrer uma intensa atividade diplomática em Paris, onde o presidente francês, François Hollande, receberá sucessivamente seus colegas Barack Obama e Putin.
Os líderes máximos de Estados Unidos e Rússia, que mantêm uma intensa disputa diplomática tendo a crise ucraniana como pano de fundo, não se reunirão em Paris.
O encontro de Cameron e Putin é o primeiro entre o russo e um líder de uma potência ocidental desde a secessão e a entrada na Rússia da península da Crimeia, que pertencia à Ucrânia desde 1954.
No encontro, Cameron, pediu a Putin que reconheça formalmente e trabalhe com o novo presidente ucraniano Petro Poroshenko, em um encontro mantido em Paris.
"É preciso impedir a entrada de armas e de homens na Ucrânia através da fronteira", declarou também o premiê falando à BBC.