Refém francês morto no Mali foi assassinado com um tiro na cabeça

18 jul 2013 - 11h31
(atualizado às 11h45)

O francês Philippe Verdon, sequestrado em 2011 pela Al-Qaeda no Magreb Islâmico (AQMI) e cujo cadáver foi encontrado no início do mês no Mali, foi "assassinado com um tiro na cabeça", anunciou nesta quinta-feira a promotoria de Paris.

"Após a repatriação do cadáver à França, a necropsia realizada ontem (quarta-feira) foi concluída hoje (quinta-feira) com um exame antropológico" que permite afirmar que "Philippe Verdon morreu assassinado com um tiro na cabeça", indicou a promotoria.

Publicidade

Philippe Verdon foi sequestrado junto com outro francês, Serge Lazarevic, no dia 24 de novembro de 2011 em um hotel de Hombori (nordeste do Mali). No dia 19 de março a AQMI anunciou que o havia executado, mas as autoridades francesas não confirmaram sua morte até segunda-feira.

Verdon, de 53 anos, sofria com uma úlcera e de taquicardia. Um comitê de apoio ao refém havia levantado a hipótese de que tivesse falecido como consequência das doenças que sofria e que a AQMI houvesse se aproveitado do ocorrido.

Seu corpo foi encontrado no início de julho no norte do Mali. Na segunda-feira o presidente francês, François Hollande, confirmou sua morte.

Seis franceses continuam sequestrados na região.

Publicidade
Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações