Roupa usada por Malala no dia do ataque talibã será exposta

O uniforme escolar do Paquistão ainda mostra as marcas da violência sofrida pela jovem em outubro de 2012

8 dez 2014 - 10h04
(atualizado às 10h06)
O uniforme revela marcas de sangue usado por Malala no dia em que sofreu um ataque do Talibã
O uniforme revela marcas de sangue usado por Malala no dia em que sofreu um ataque do Talibã
Foto: Time / Reprodução

A jovem de 17 anos, vencedora do prêmio Nobel da Paz 2014, Malala Yousafzai, emprestou a roupa ensanguentada, que usava no dia em que foi atacada por oficiais do Talibã para a exposição tradicional realizada sobre a vida dos vencedores. As informações são da Time.

O uniforme escolar do Paquistão ainda mostra as marcas da violência sofrida pela jovem, na época, apenas pelo fato de estar estudando e defender a presença de meninas na educação do país.

Publicidade

A jovem do Paquistão disse em uma entrevista que ela gostaria de dividir a roupa com as marcas do sangue derrubado pelos tiros que levou.

“Este uniforme é muito importante para mim porque estava com ele e eu deveria vesti-lo para estudar. O dia em que fui atacada, estava com ele. Estava lutando pelos meus direitos de ir à escola, estava lutando por meus direitos a ter educação. Vestir o uniforme me fez sentir que sim, eu era uma estudante, estava indo fazer isso. É parte importante de minha vida, agora eu quero mostrá-lo para crianças, para pessoas ao redor do mundo. Este é meu direito, é direito de todas as crianças, de ir para a escola. Isto não deveria ser negligenciado”, defendeu.

Malala é uma ativista pela educação em países muçulmanos e dividiu o prêmio Nobel da Paz deste ano com o indiano Kailash Satyarthi, ativista dos direitos infantis. Ela sofreu tentativa de assassinato em outubro de 2012 dentro de um ônibus escolar e mora, atualmente, em Londres.

A exposição dos vencedores do Prêmio Nobel durará oito semanas e será realizada em Oslo, Noruega, a partir de 11 de dezembro.

Publicidade

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se