A Rússia construirá uma ponte entre seu território e a península da Crimeia, anunciou nesta quarta-feira o presidente Vladimir Putin, e seu governo avaliou o projeto em 3 bilhões de dólares.
"Precisamos de uma ponte para os automóveis e para o trem", ressaltou Putin diante do Conselho de Ministros, segundo a agência Interfax.
A travessia do estreito de Kertch, que tem 4,5 km de distância em sua parte mais estreita, entre o mar de Azov e o mar Negro, a leste da Crimeia, é a única forma, além do avião, de chegar à península a partir do território russo sem passar pela Ucrânia.
Uma balsa une atualmente as duas margens. Os trens circulam pelo território ucraniano, indicou o ministro dos Transportes, Maxime Sokolov.
Ele afirmou que também estava sendo estudada a possibilidade de cavar um túnel.
Segundo o ministro, citado pela Interfax, o projeto conta com um orçamento total de 3 bilhões de dólares (2,16 bilhões de euros). Não foi informado quais estruturas estavam incluídas neste orçamento.
Uma autoridade local declarou no início do mês que o projeto de ponte terá 7,5 km de comprimento. O primeiro-ministro russo, Dimitri Medvedev, assinou um decreto ao confiar a gestão a um grupo público de BTP. O preço evocado na época era de 24 bilhões de rublos (470 milhões de euros).
A Crimeia, um território do sul da Ucrânia com maioria de língua russa, proclamou sua independência após a mudança de poder em Kiev, e aprovou com 97% dos votos em um referendo no domingo sua incorporação à Rússia, denunciada pelas potências ocidentais.
O presidente Vladimir Putin assinou na terça-feira o tratado através do qual este território integra a Federação da Rússia.
Crimeia: milhares festejam retorno à Rússia com grande festa