Rússia mente ao negar que tem tropas na Ucrânia, diz Kerry

Chefe da diplomacia dos EUA diz que os rebeldes ucranianos são financiados e armados por Moscou

24 fev 2015 - 16h44
(atualizado às 17h24)
Secretário de Estado norte-americano John Kerry depõe em audiência no Congresso dos EUA.  24/02/2015.
Secretário de Estado norte-americano John Kerry depõe em audiência no Congresso dos EUA. 24/02/2015.
Foto: Yuri Gripas / Reuters

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse nesta terça-feira que a Rússia está mentindo quando diz que não há tropas ou equipamentos russos na Ucrânia, onde separatistas pró-russos enfrentam as tropas do governo.

Publicidade

Os confrontos diminuíram no leste da Ucrânia nos últimos dias, elevando a esperança de que um cessar-fogo que estava previsto para começar em 15 de fevereiro possa finalmente entrar em vigor, depois que os rebeldes inicialmente ignoraram o acordo e invadiram Debaltseve, que estava sob controle do governo, na semana passada.

Entenda a crise na Ucrânia

Os países ocidentais não desistiram de um acordo de cessar-fogo para acabar com o conflito que já matou mais de 5.600 pessoas, embora continuem suspeitando dos rebeldes e seu patrono presumido, o presidente russo, Vladimir Putin.

Questionado durante um depoimento ao Congresso norte-americano se a Rússia estava mentindo quando diz que não tem tropas ou material na Ucrânia, Kerry respondeu: "Sim".

Publicidade
Ucrânia e Kiev assinam acordo de cessar-fogo
Video Player

Kiev e seus aliados ocidentais dizem que os rebeldes são financiados e armados por Moscou e apoiados por unidades militares russas. Moscou nega que esteja ajudando simpatizantes na Ucrânia e diz que tropas fortemente armadas de língua russa que operam sem insígnias na região não são os seus homens.

O chefe da diplomacia dos EUA mais tarde falou sobre a necessidade de pressionar contra a posição da Rússia de que não está envolvida no conflito.

"A Rússia... está tragicamente reacendendo um novo tipo de jogo Leste-Oeste, de soma zero, que nós acreditamos que seja perigoso e desnecessário", disse Kerry a parlamentares ao testemunhar sobre o Orçamento do Departamento de Estado.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se