Os rebeldes pró-Rússia derrubaram nesta quinta-feira um caça Mig-29 e um helicóptero médico durante os combates com as forças governamentais ucranianas, que iniciaram uma ofensiva contra as concentrações de insurgentes em Donetsk e Lugansk.
O Mig-29 foi abatido quando sobrevoava Yenakievo, cidade natal do ex-presidente Viktor Yanukovich e um dos principais redutos rebeldes na região de Donetsk.
"Certamente ele foi derrubado por um sistema de mísseis Buk", afirmou Vladimir Selezniov, porta-voz militar ucraniano, ao site do jornal Ukrainskaya Pravda.
Segundo fontes ucranianas e americanas, as plataformas de lançamento Buk equipadas com radares para detectar aviões inimigos foram utilizadas pelos rebeldes no dia 17 de julho para derrubar o Boeing-777 da Malaysia Airlines com 298 pessoas a bordo.
Selezniov disse que o piloto do caça está vivo e que as forças governamentais o buscam desesperadamente para que não caia em poder do inimigo. Já o helicóptero Mi-8, segundo ele, foi derrubado mesmo sendo evidente de que não era uma aeronave de combate e apesar do acordo firmado com os rebeldes de que não seria abatido quando fosse buscar soldados feridos em combate.
Um número indeterminado de caças, aviões de transporte militar e helicópteros das Forças Aéreas ucranianas foram abatidos desde o início do conflito na Ucrânia, em abril, e o governo de Kiev acusa a Rússia de fornecer aos separatistas armas antiaéreas.