Sérvia e Bósnia pedem ajuda internacional após inundações

Helicópteros de regate da União Europeia, Rússia e Estados Unidos ajudam no resgate de pessoas das áreas mais afetadas; a região dos Bálcãs sofre com as piores enchentes dos últimos 120 anos

19 mai 2014 - 13h00
(atualizado às 13h04)
<p>Equipes de resgate enfrentam dificuldades na Sérvia </p>
Equipes de resgate enfrentam dificuldades na Sérvia
Foto: BBC News Brasil

Os governos da Sérvia e da Bósnia pediram ajuda internacional para resgatar moradores de áreas atingidas pela pior enchente desde o início dos registros de quantidades de chuvas.

Dezenas de milhares de pessoas foram afetadas pelas inundações na Sérvia. A região perto da capital, Belgrado, foi uma das mais atingidas. Os moradores estão sem energia ou água potável.

Publicidade

As autoridades informaram que três meses de chuva atingiram a região dos Bálcãs nos últimos três dias, o que resultou na pior enchente dos últimos 120 anos.

Helicópteros de regate da União Europeia, Rússia e Estados Unidos estão ajudando a retirar as pessoas das áreas mais afetadas.

As operações de resgate continuam, mas os serviços de emergência temem encontrar mais corpos quando as águas baixarem. Até a manhã desta segunda-feira, já haviam sido registradas 35 mortes.

Na Bósnia, os deslizamentos destruíram casas e moveram minas terrestres que sobraram da guerra ocorrida nos Bálcãs na década de 1990.

Publicidade

A Croácia também está sofrendo com o excesso de chuvas: o rio Sava inundou áreas no leste do país.

BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se