O ex-técnico da agência de segurança americana (NSA) Edward Snowden reapareceu nesta quinta-feira na televisão russa para fazer uma pergunta ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre as escutas das comunicações privadas por parte dos serviços secretos do país.
Snowden é acusado de espionagem em seu país e está exilado na Rússia desde 1º de agosto de 2013, perguntou por videoconferência ao chefe do Kremlin se neste país são feitas escutas em massa e se a prática se justifica pela luta contra o terrorismo e outras ameaças.
"O senhor é um antigo agente. Eu também tive relação com os serviços secretos. Vamos falar em termos profissionais", respondeu Putin.
O líder russo indicou que a Rússia não tem qualquer programa de "vigilância em massa" como o dos Estados Unidos, em resposta.
O governo russo regulamenta as comunicações, como parte de investigações criminais, mas "em grande escala, em escala descontrolada, nós certamente não permitimos isso e espero que nunca iremos permitir", disse Putin a Snowden.
Não há informações se o vídeo era uma gravação ou uma transmissão ao vivo.
Com informações da EFE, AFP e Reuters.