Soldados chegam à prefeitura de Kiev, tomada pela oposição

9 dez 2013 - 10h37
Soldados do Ministério do Interior ucraniano fazem barreira protetora durante forte nevasca
Soldados do Ministério do Interior ucraniano fazem barreira protetora durante forte nevasca
Foto: Reuters

Soldados das forças de segurança da Ucrânia estão concentrados nesta segunda-feira ao redor do prédio da Prefeitura de Kiev, que foi tomado por ativistas da oposição há mais de uma semana.

Vários caminhões e ônibus com soldados do destacamento especial da polícia Berkut foram enviados coincidindo com o fim do prazo que a polícia deu aos manifestantes para deixar o edifício. Outros ônibus com soldados do Ministério do Interior se encontram em frente às barricadas erguidas pelos manifestantes em outra zona do centro da capital ucraniana.

Publicidade

A oposição tomou em 1º de dezembro a Prefeitura e a Casa dos Sindicatos, e ainda impede os trabalhos do governo, da Rada Suprema (Legislativo) e da Administração Presidencial. Centenas de milhares de pessoas participaram no domingo em Kiev da maior manifestação desde a eclosão dos protestos, em 21 de novembro.

Também nesta segunda-feira, o presidente de Ucrânia, Viktor Yanukovich, ofereceu seu apoio a uma série de contatos com a oposição e se reunirá com três ex-dirigentes ucranianos, segundo comunicado da presidência.

O presidente apoia a iniciativa de uma mesa redonda proposta pelo ex-presidente Leonid Kravchuk, "que poderá ser um espaço para chegar a um entendimento", enfatizou a presidência. Além disso, Yanukovich se reunirá com três ex-presidentes ucranianos, Kravchuk, Leonid Kuchma e Viktor Yushenko, acrescentou.

Com informações das agências AFP e EFE

Publicidade
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se