Diversos suspeitos ligados ao desaparecimento da garota britânica Madeleine McCann prestarão depoimento à polícia portuguesa a partir desta terça-feira, segundo fontes informaram à BBC.
Policiais britânicos estarão presentes durante o interrogatório dos suspeitos, mas apenas os seus colegas portugueses poderão fazer perguntas.
Madeleine tinha três anos quando desapareceu do hotel em que estava com a família na Praia da Luz, na região do Algarve, em 2007.
Os suspeitos aceitaram depor "por vontade própria" e serão vistos como arguidos – ou seja, pessoas contra quem existem suspeitas de envovimento no caso.
A primeira pessoa irá depor na terça-feira em uma delegacia na região do Algarve, na cidade de Portimao ou Faro. Os outros suspeitos serão ouvidos ao longo dos próximos dias.
Não está claro quantas pessoas exatamente serão ouvidas, mas segundo uma apuração da BBC feita há duas semanas, até oito pessoas serão questionadas.
Rússia
Todos os suspeitos são de nacionalidade portuguesa, embora alguns deles tenham nascido na Rússia.
No início de junho, policiais portugueses e britânicos fizeram buscas em três locais na Praia da Luz, mas não encontraram provas ligadas ao caso.
Nessa época, a Scotland Yard afirmou que essa seria a primeira fase de uma grande investigação.
As buscas foram as mais intensas desde que Madeleine desapareceu, há sete anos.
Os pais da garota estavam em um restaurante no próprio resort quando a garota, que estava no quarto, desapareceu.
Em outubro do ano passado, a polícia de Portugal anunciou a reabertura das investigações, após novas evidências.
A Scotland Yard já havia dado início a uma revisão do caso em 2011, e uma reabertura formal das investigações foi anunciada em julho de 2013.
Em maio, a mãe de Madeleine, Kate McCann, fez declarações dizendo que volta à Praia da Luz uma ou duas vezes por ano para "andar por aquelas ruas e procurar por respostas".