Turquia: corte prende 8 em investigação de explosão em mina

As prisões foram efetuadas depois da detenção e interrogatório de 26 pessoas

20 mai 2014 - 07h50
(atualizado às 07h50)
Mulheres choram em sepultura demineiro que morreu no desastre da mina em Soma, Turquia
Mulheres choram em sepultura demineiro que morreu no desastre da mina em Soma, Turquia
Foto: AP

Oito suspeitos foram presos por um tribunal turco na noite de segunda-feira na cidade de Soma, oeste da Turquia, sob a acusação provisória de "causarem mortes múltiplas", no desastre ocorrido numa mina na semana passada. O anúncio foi feito no momento em que a última das 301 vítimas era sepultada.

O gerente geral da Companhia Mineradora de Carvão de Soma, Ramazan Dogru, e o executivo-chefe, Can Gurkan, filho do proprietário da empresa, Alp Gurkan, estão entre os detidos.

Publicidade
Advogado de empresa mineradora mostra documento de defesa a jornalistas; sensor não teria indicado níveis altos de gás tóxico, que teria causado incêndio
Foto: Reuters

As prisões foram efetuadas depois da detenção e interrogatório de 26 pessoas. Os demais suspeitos foram soltos, mas poderão ser processados.

Um relatório preliminar sobre as possíveis causas do acidente, citado pelo promotor Bekir Sahiner, indicou que o fogo que provocou a tragédia pode ter sido desencadeado por carvão aquecido em contato com o ar.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se