O primeiro-ministro islamista conservador turco Recep Tayyip Erdogan, que governa o país há 11 anos, é candidato à presidência na eleição de agosto, anunciou o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP).
"Nosso candidato às eleições presidenciais é nosso presidente geral e deputado por Istambul Recep Tayyip Erdogan", declarou Mehmet Ali Sahin, vice-presidente do AKP em um evento em Ancara.
As eleições de 10 e 24 de agosto acontecerão pela primeira vez por sufrágio universal. Até agora o presidente era eleito pelos deputados.
Caso as pesquisas sejam confirmadas, Erdogan, de 60 anos, vencerá a eleição e terá um mandato de cinco anos à frente do Estado. Ele seria assim o político a permanecer mais tempo no poder desde o fundador da República Turca, Mustafa Kemal Atatürk.
A candidatura de Erdogan era considerada certa desde que o AKP conseguiu uma vitória esmagadora nas eleições municipais de 30 de março, apesar dos protestos contra sua forma de governar, considerada "autoritária", e um escândalo de corrupção sem precedentes.