Ucrânia abre corredores humanitários para população civil

Corredores humanitários serão abertos para que moradores de cidades controladas por milícias separatistas pró-russas no leste do país possam abandonar o local

4 ago 2014 - 06h22
(atualizado às 06h31)

O comando militar ucraniano anunciou nesta segunda-feira a abertura de corredores humanitários para que a população civil possa abandonar as cidades de Lugansk, Donetsk e Gorlovka, atualmente sob o controle das milícias separatistas pró-russas.

Milícia pró-Rússia em Donetsk, no leste da Ucrânia
Milícia pró-Rússia em Donetsk, no leste da Ucrânia
Foto: Dmitry Lovetsky / AP

Os corredores humanitários, um para cada uma dessas três cidades, estarão abertos entre as 10h e 14h (horário local, 4h e 8h em Brasília), explica um comunicado do comando das forças ucranianas que atuam contra os separatistas no leste do país.

Publicidade

Cada corredor, segundo a nota, tem uma rota claramente estabelecida e no período de seu funcionamento as tropas ucranianas não abrirão fogo a menos de 200 metros do mesmo ao longo de toda seu percurso.

"O distintivo para a população civil será uma bandeira branca para grupos de pessoas e um bracelete branco para cada cidadão", acrescenta o comunicado, que diz que quem sair pelos corredores humanitários poderá levar consigo seus pertences.

Entenda a crise na Ucrânia

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações