Ucrânia: apesar de trégua, novos confrontos são registrados em Kiev

20 fev 2014 - 05h05
(atualizado às 08h49)

Apesar da trégua acordada entre o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, e os líderes da oposição nessa quarta-feira, acertada após o registro de pelo menos 28 mortes, manifestantes e policiais voltaram a entrar em confronto nesta quinta-feira em Kiev, segundo informações das agências internacionais.

Tiroteios foram registrados, apesar de ainda ser incerto qual a origem dos tiros. Manifestantes foram vistos atirando coquetéis molotov sobre os membros das forças de segurança, que, por sua vez, revidaram com um canhão de água. Repórteres das agências relataram a presença de vários corpos pela capital ucraniana, o que deve aumentar ainda mais o número de vítimas.

Publicidade

Um encontro entre o governo e ministros de Relações Exteriores de países europeus, como França, Alemanha e Polônia, em Kiev foi mantido, segundo autoridades do governo, apesar da escalada da violência e falta de segurança.

Horas antes, entretanto, havia sido comunicado que essa reunião teria sido cancelada, fato desmentido pelo governo.

Segundo relato de testemunhas e imagens da TV, os manifestantes voltaram a ter controle da Praça da Independência. Policiais teriam inclusive sido capturados pelos manifestantes, vestidos em roupas de batalha. Várias pessoas ficaram feridas após novos confrontos nesta quinta-feira.

De acordo com a agência RT, os cerca de 3 mil manifestantes estão pressionando e afastando as forças de segurança, fazendo com que essas cedam terreno. Apesar de protegido, o prédio do Parlamento foi cercado pela multidão, que tenta invadir o local.

Publicidade
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações