Ucrânia: com pouco treino, voluntários se envolvem em lutas

Conflito entre as forças militares ucranianas e grupos separatistas armados contam com a participação de voluntários que apoiam o governo, mas que não têm preparação adequada

15 mai 2014 - 16h28
(atualizado às 16h28)
<p>Oficial se posiciona em uma das unidades de ataque, no leste da Ucrânia</p>
Oficial se posiciona em uma das unidades de ataque, no leste da Ucrânia
Foto: Reuters

Um grupo de cidadãos ucranianos tem se reunido em uma unidade de treinamento voluntário, em Donbas, no leste do país. Após um treinamento rápido, eles são enviados para pontos de conflito no leste do país, para prestarem ajuda ao governo, na luta contra os grupos separatistas. As informações são do The Guardian.

Vestidos com uniformes e balaclavas na cabeça, os voluntários participam de um treino pesado, que simula uma batalha na região urbana da Ucrânia. Ansioso para ajudar na luta militar no país, o grupo é chamado de "batalhão voluntário de Donbas".

Publicidade

Ucrânia x Rússia: compare o poder bélico dos dois países

O comandante da operação, Semyon Semenchenko, afirma que os voluntários não ganham nada para participar do treinamento e que, após devidamente treinados, atuam diretamente ao lado do exército ucraniano na luta contra os separatistas armados da região.

No entanto, os grupos de voluntários passam por um treinamento de apenas 50 horas, antes de serem enviados a situações reais de batalha. Como o treinamento é rápido demais, é provável que ocorra cada vez mais derramamento de sangue civil.

Unidades irregulares de treinamento como essa têm surgido em diversos pontos do país. Os homens formados por tais centros são considerados semi-legítimos pelas autoridades ucranianas. Afinal, apesar de não serem oficiais legítimos, são cidadãos que buscam lutar ao lado do governo, contra a força opositora. 

Publicidade

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se