Ucrânia: crianças são arrastadas para violência, diz Unicef

Agência investiga relatos de mortes de crianças no sul do país

15 mai 2014 - 12h56
(atualizado às 12h57)
<p>Homem armado pró-russo em uma trincheira montada na periferia da cidade ucraniana oriental de Slaviansk, em 15 de maio</p>
Homem armado pró-russo em uma trincheira montada na periferia da cidade ucraniana oriental de Slaviansk, em 15 de maio
Foto: Reuters

A Agência das Nações Unidas para a Infância (Unicef) denunciou hoje que crianças “estão sendo arrastadas para a violência na Ucrânia” e adiantou que está investigando relatos sobre mortes de crianças em Odessa, no Sul do país.

Segundo um comunicado, a agência internacional “está seriamente preocupada com a instabilidade no país e as consequências na vida das crianças”. De acordo com a Unicef, tem havido crianças envolvidas em manifestações violentas.

Publicidade

A Unicef, que está na Ucrânia para prestar apoio as crianças e famílias deslocadas em várias regiões do país, por meio da distribuição de bens de primeira necessidade, observou que há um aumento da procura por serviços de apoio psicológico para menores. A linha telefônica de emergência recebeu, durante o mês de abril, 1.378 chamadas de crianças de todo o país.

Segundo informou a Unicef, os níveis de ansiedade e stress verificados nos menores são agravados pelas constantes imagens de violência transmitidas pela televisão. A agência alertou que “testemunhar ou ser arrastada para situações de violência, além de perigoso é, obviamente, prejudicial para saúde e bem-estar de uma criança”. 

A Unicef também informou estar precupada com interrupções e dificuldades no acesso à educação e à saúde, especialmente em relação à quebra das vacinações de rotina - o que pode ser uma porta de entrada para surtos de doenças transmissíveis.

Entenda a crise na Ucrânia

Publicidade

Agência Brasil
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações