Ucrânia diz que 30 mil soldados russos já ocuparam a Crimeia

A estimativa é quase o dobro da divulgada anteriormente pelo governo de Kiev

7 mar 2014 - 10h00
(atualizado às 10h03)
Grupo de militares armados permanece próximo a um acesso à base militar de Perevalnoye, nos arredores de Simferopol, na Crimeia, em 7 de março
Grupo de militares armados permanece próximo a um acesso à base militar de Perevalnoye, nos arredores de Simferopol, na Crimeia, em 7 de março
Foto: EFE

A Rússia tem atualmente 30.000 militares na região ucraniana da Crimeia, quase o dobro do número divulgado anteriormente pelo governo de Kiev, disseram guardas de fronteira da Ucrânia nesta sexta-feira.

Serhiy Astakhov, assessor do chefe do serviço de guardas da fronteira, disse à Reuters que o número é uma estimativa que inclui tanto as tropas que chegaram na semana passada quanto os militares da frota russa no mar Negro, que têm base permanente no porto de Sebastopol.

Publicidade

A Rússia, cujas forças ocuparam a península da Crimeia na semana passada, diz que as únicas tropas que possui na região são aquelas como base no porto de Sebastopol.

As tropas russas que ocuparam posições na Crimeia não possuem insígnias em seus uniformes, mas dirigem veículos com placas militares russas.

A Ucrânia diz que milhares de tropas extras chegaram e foram espalhadas pela península ocupada, em violação ao tratado que regulamenta a base militar. A Ucrânia havia informado nesta semana que 16.000 militares russos estavam na Crimeia.

Publicidade

Ucrânia: presença de tropas russas gera ameaça de guerra; veja fotos

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações