A Ucrânia pediu nesta sexta-feira uma reunião urgente do Conselho de Segurança (CS) da ONU para analisar a situação na península da Crimeia, palco de crescente tensão entre a maioria pró-russa e as novas autoridades de Kiev.
A Rada Suprema (Parlamento) adotou uma resolução para que as Nações Unidas realize um acompanhamento da situação na república autônoma, cujo Parlamento convocou na quinta-feira um plebiscito para ampliar sua autonomia.
"Pedimos que os países fiadores do Memorando de Budapeste apoiem que o Conselho de Segurança da ONU realize um acompanhamento da situação em algumas regiões da Ucrânia, incluindo a república autônoma da Crimeia", diz a declaração
O documento, que foi lido pelo chefe do Parlamento e presidente interino, Aleksandr Turchinov, destaca que a situação na Crimeia "pode representar uma ameaça para a paz e segurança internacionais".
"No caso de uma escalada, exigimos que os países fiadores consigam que o Conselho de Segurança adote ações urgente a fim de ajudar a Ucrânia como país participante no TNP (Tratado de Não Proliferação Nuclear) que não possui armas nucleares", acrescenta.