O prefeito de Kiev e o secretário adjunto do Conselho de Segurança ucraniano perderam os cargos após a ordem para a dispersão violenta dos manifestantes em 30 de novembro na capital ucraniana, anunciou a presidência. "O presidente ucraniano Viktor Yanukovich revogou o secretário adjunto do Conselho de Segurança Nacional e de Defesa da Ucrânia, Vladimir Sivkovich, e o prefeito de Kiev, Alexander Popov", afirma um comunicado oficial.
A decisão foi tomada "a pedido da Procuradoria-Geral da Ucrânia, que suspeita que estas personalidades violaram os direitos dos cidadãos que estavam em 20 de novembro na Praça da Independência de Kiev", completa a nota.
O procurador-geral Viktor Pshonka já havia indicado que pediria a saída de ambos. "Segundo a investigação, eles pressionaram (o chefe de polícia de Kiev) para que utilizasse a força, quando estavam presentes em seu gabinete", declarou.
A polícia dispersou de maneira violenta um protesto na praça central de Kiev, o que deixou dezenas de feridos, incluindo muitos estudantes. Os manifestantes protestavam contra a recusa na última hora do presidente ucraniano de assinar um acordo de associação com a União Europeia, que era negociado há três anos.
Os atos de violência, cometidos em um local simbólico da Revolução Laranja de 2004, provocaram indignação no país e no exterior. A oposição passou a pedir a renúncia de Yanukovich.
1 de 15
Manifestante dispara gás lacrimogêneo contra policias durante protesto em Kiev, na Ucrânia. Milhares de manifestantes de oposição protestaram nesta segunda-feira em frente ao Gabinete de Ministros Ucranianos pedindo que o governo volte atrás da decisão de desistir da adesão à União Europeia. Centenas de pessoas confrontaram a polícia
Foto: AFP
2 de 15
Manifestantes usam gás lacrimogêneo contra policiais, em Kiev
Foto: AFP
3 de 15
Antes da pancadaria, mulher oferece chocolate para policiais em frente a escritórios de ministros ucranianos
Foto: Reuters
4 de 15
Manifestantes cercam policial durante o confronto. O presidente Viktor Yanukovych anunciou na semana passada que a Ucrânia estava desistindo de um potencial acordo com a UE para focar nas relações com a Rússia
Foto: AFP
5 de 15
As manifestações se estenderam durante todo o dia em Kiev
Foto: AFP
6 de 15
Manifestantes enfrentaram a neve para protestar contra a decisão do presidente
Foto: Reuters
7 de 15
Manifestantes acamparam em praça de Kiev para participar de protestos desde a noite de sexta-feira. De acordo com a agência AFP, estes são as maiores manifestações na Ucrânia desde a chamada Revolução Laranja de 2004, que levou a um governo pró-ocidente
Foto: AFP
8 de 15
Manifestante dá pontapé em policial
Foto: AFP
9 de 15
None
Foto: AFP
10 de 15
None
Foto: AFP
11 de 15
None
Foto: AFP
12 de 15
None
Foto: AFP
13 de 15
None
Foto: AFP
14 de 15
None
Foto: AP
15 de 15
None
Foto: Reuters
Publicidade
Todos os direitos de reprodução e representação reservados.