Ucrânia: rebeldes pró-Rússia abandonam bastião de Slaviansk

Testemunhas garantiram que os insurgentes se transferiram para Kramatorsk com cerca de 50 veículos e blindados

5 jul 2014 - 05h17
(atualizado às 09h10)
Em imagem do dia 3 de julho, soldados ucranianos conduzem um tanque militar com uma bandeira da Ucrânia em um posto de controle perto de Slaviansk
Em imagem do dia 3 de julho, soldados ucranianos conduzem um tanque militar com uma bandeira da Ucrânia em um posto de controle perto de Slaviansk
Foto: Reuters

A maior parte dos rebeldes entrincheirados há três meses em Slaviansk, símbolo do levante pró-russo contra Kiev, deixaram a cidade na madrugada deste sábado, após o cerco feito ontem pelas forças ucranianas, informou o ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov.

"A Inteligência nos avisou que Guirkin (mais conhecido como Igor Strelkov, chefe das milícias da cidade) e a maior parte de seus guerrilheiros fugiram de Slaviansk, criando pânico entre os poucos que ficaram", escreveu Avakov em seu perfil do Facebook.

Publicidade

Várias testemunhas citadas pela imprensa ucraniana garantiram que os insurgentes romperam o suposto cerco à cidade nesta madrugada e se transferiram para a vizinha Kramatorsk com quase todos seus efetivos e cerca de 50 veículos e blindados.

O prefeito de Slaviansk, Vladimir Pavlenko, nomeado pelos rebeldes, confirmou neste sábado à AFP que os insurgentes pró-russos saíram da cidade, mas afirmou que as forças ucranianas ainda não entraram nela. "Os combatentes (separatistas pró-russos) se foram. O exército ucraniano ainda não está em Slaviansk. Não há autoridades na cidade", declarou Pavlenko por telefone.

As informações são de EFE e AFP.

Ucrânia x Rússia: compare o poder bélico dos dois países

Publicidade

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações