Ucrânia: rebeldes rejeitam trégua e geram novo confronto

Forças ucranianas e separatistas pró-russos participam de um confronto em mais um dia violento no leste do país

19 jun 2014 - 12h26
<p>Separatista pró-russo é visto sentado em um carro antes de dirigir-se à ilha de batalha em Seversk, região de Donetsk</p>
Separatista pró-russo é visto sentado em um carro antes de dirigir-se à ilha de batalha em Seversk, região de Donetsk
Foto: Reuters

Militares ucranianos e separatistas pró-Rússia entraram em confrontos violentos no leste da Ucrânia nesta quinta-feira, depois que rebeldes rejeitaram um pedido para abandonarem armas, dentro do plano de paz proposto pelo presidente Petro Poroshenko, disseram forças do governo.

Os confrontos começaram por volta das 4 horas da manhã no horário local, perto da cidade de Krasny Liman, que está sob controle do governo desde o início do mês.

Publicidade

"Nós emitimos um ultimato para os terroristas durante a noite para que entreguem suas armas. Nós garantimos a segurança deles e uma investigação em linha com as leis ucranianas... Eles recusaram", disse o porta-voz das forças do governo Vladyslav Seleznyov.

"Agora estamos tentando fechar o cerco. Eles estão tentando rompê-lo", disse Seleznyov.

Outros detalhes do confronto não estavam imediatamente disponíveis por parte dos rebeldes.

Poroshenko, empossado como presidente em 7 de junho, está tentando implementar um plano de paz para encerrar a rebelião separatista, incluindo uma oferta para um cessar-fogo unilateral por forças do governo e uma anistia aos separatistas caso eles abandonem suas armas.

Publicidade

O presidente deverá ter um encontro mais tarde nesta quinta-feira com autoridades regionais de Donetsk e Luhansk, no leste da Ucrânia, para explicar seu plano, mas ele descartou encontrar-se com separatistas.

Entenda a crise na Ucrânia

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações