Ucrânia: 'rei do chocolate' vence eleições, diz boca de urna

"As eleições não terão um segundo turno", assegurou Petro Poroshenko, em uma entrevista coletiva; nenhuma zona eleitoral foi aberta na cidade de Donetsk

25 mai 2014 - 14h21
(atualizado às 15h58)
<p><span style="color: rgb(51, 51, 47); font-family: OpenSans, sans-serif; font-size: 18px; line-height: 27px;">O oligarca Petro Poroshenko é conhecido como o "Rei do Chocolate"</span></p>
O oligarca Petro Poroshenko é conhecido como o "Rei do Chocolate"
Foto: AFP

O oligarca Petro Poroshenko, conhecido como o "Rei do Chocolate", venceu neste domingo as eleições presidenciais na Ucrânia, segundo as primeiras pesquisas de boca de urna divulgadas pelas televisões locais no fechamento dos colégios.

Publicidade

Poroshenko obteve 55,9% dos votos, enquanto sua grande rival, a ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko, teria 12,9%, motivo pelo qual não seria necessário disputar um segundo turno.

O magnata Petro Poroshenko afirmou neste domingo que "a Ucrânia tem um novo presidente" após a vitória nas eleições deste domingo que lhe atribuem as pesquisas divulgadas pelas televisões locais no fechamento dos colégios

A votação deste domingo não foi totalmente tranquila, os separatistas tumultuaram a eleição e cerca de 20 pessoas morreram em confrontos nos últimos dias.

Nenhuma zona eleitoral foi aberta na cidade de Donetsk e naquela região apenas sete das 12 comissões dos distritos eleitorais estavam operando. Os separatistas controlam grandes áreas das regiões de Donestk e Luhansk.

Publicidade

Mas, as autoridades ucranianas afirmaram que o comparecimento foi alto no resto do país.

As pesquisas de boca de urna ainda apontam que a candidata Yulia Timoshenko ficou em um distante segundo lugar.

Se estes números forem confirmados, não será necessário o segundo turno que estava previsto para o mês que vem.

"As eleições não terão um segundo turno", assegurou Poroshenko em entrevista coletiva, na qual defendeu sua aposta europeia e o futuro da Ucrânia como um "Estado unitário".

O candidato foi um grande defensor dos manifestantes anti-governo na Ucrânia, durante o mandato de Viktor Yanukovych e, atualmente, é um dos membros do Parlamento ucraniano. Deputado desde 1998, é um político experiente. Foi ministro duas vezes, mas, por pouco tempo, e uma das vezes, no campo rival.

Poroshenko foi uma figura importante na Revolução Laranja - nome dado aos diversos protestos ocorridos entre novembro de 2004 e janeiro de 2005, após a eleição vencida por Yanukovych, com denúncias de fraude, intimidações e irregularidades - da qual também ganhou fama de ter sido patrocinador.

Publicidade

Casado e pai de quatro filhos, ele é considerado uma das pessoas mais influentes na política ucraniana. Em março de 2012, a revista Forbes colocou-o na lista de maiores bilionários do mundo, ocupando a posição 1153, com uma fortuna estimada em US$ 1 bilhão. O grupo Roshen, seu império de confeitaria, é o maior produtor do país e o 15° em nível mundial. Além disso, Poroshenko também é proprietário do canal 5 da televisão ucraniana. Na Ucrânia, ele é uma das pessoas mais ricas.

Entenda a crise na Ucrânia

 

 

 
Foto: Arte Terra

Com informações da EFE e da BBC.

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se