UE: G7 deixa “mensagem clara de que está ao lado da Ucrânia"

Presidente da Comissão Europeia disse também que países estão preparados para tomar mais ações contra Rússia caso seja necessário

5 jun 2014 - 14h32
José Manuel Durão Barroso considerou o G7deixou a mensagem clara" de que o grupo "está unido ao lado da Ucrânia
José Manuel Durão Barroso considerou o G7deixou a mensagem clara" de que o grupo "está unido ao lado da Ucrânia
Foto: AFP

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, considerou que a cúpula dos sete países mais industrializados do mundo, o G7, que ocorreu nesta quarta e quinta-feira, em Bruxelas, na Bélgica, deixou a “mensagem clara" de que o grupo "está unido ao lado da Ucrânia”.

Na coletiva de imprensa no final da cúpula, o presidente do braço executivo da União Europeia falou sobre a convergência de pontos de vista no G7 em torno de vários assuntos, entre os quais o conflito entre a Rússia e a Ucrânia e o apoio ao governo de Kiev.

Publicidade

“Deixamos claro: continuamos ao lado da sua liderança, política e economicamente. E deixamos claro que permanecemos ao lado dos cidadãos da Ucrânia”, disse, voltando a instar a Rússia a ter uma atitude construtiva e a se comprometer a tomar ações concretas para diminuir a tensão no Leste da Ucrânia.

“Estamos prontos a tomar mais ações, se for necessário”, advertiu Durão Barroso.

O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, enfatizou a mesma mensagem, acrescentando que vários líderes do G7 terão a oportunidade de transmiti-la pessoalmente, e bilateralmente, ao presidente russo, Vladimir Putin, amanhã (6), quando se encontrarem na França para as celebrações do desembarque na Normandia, conhecido como Dia D, durante a 2ª Guerra Mundial.

Publicidade

Entenda a crise na Ucrânia

Agência Brasil
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações