Os embaixadores dos 27 Estados-membros da União Europeia em Bruxelas realizaram nesta quarta-feira (24) a primeira reunião para discutir a reabertura gradual das fronteiras externas do bloco, prevista para iniciar em 1º de julho.
Segundo fontes europeias, a presidência rotativa da UE, exercida pela Croácia, apresentou uma lista de 25 países para os quais as restrições de viagem podem continuar em vigor a partir do mês que vem.
Os embaixadores, no entanto, concordaram em adotar uma postura prudente, uma vez que são necessários aprofundamentos sobre a situação epidemiológica dessas nações. Não se exclui que nos próximos dias seja apresentada uma nova lista, desta vez com 12 a 15 países.
De acordo com uma relação preliminar veiculada pelo jornal americano The New York Times, Estados Unidos, Brasil e Rússia, os três países com mais casos do novo coronavírus, estariam entre aqueles que continuarão com restrições depois de 1º de julho, mas a UE não confirma.
Os embaixadores dos 27 Estados-membros defendem a aplicação de critérios objetivos e científicos para determinar para quais países a União Europeia pode derrubar as restrições de viagem.
A reunião ocorreu no âmbito do Coreper, o comitê dos representantes diplomáticos de todos os Estados-membros da UE. O órgão não tem poder decisório, mas seus relatórios servem de base para o Conselho Europeu, principal instância política do bloco.
Durante o encontro, os embaixadores também destacaram que as atualizações sobre as fronteiras externas devem ser semanais, dada a fluidez da pandemia. Os representantes voltarão a se encontrar na próxima sexta-feira (26).