Veterano que fugiu para Normandia pelo Dia D volta a asilo

7 jun 2014 - 12h59
Vários veteranos de guerra participaram de cerimônias nesta sexta-feira em celebrações aos 70 anos do Dia D
Vários veteranos de guerra participaram de cerimônias nesta sexta-feira em celebrações aos 70 anos do Dia D
Foto: AFP

O veterano de guerra britânico que havia escapado na quinta-feira para participar das comemorações do 70º aniversário do Desembarque da Normandia voltou neste sábado a sua casa de repouso.

Bernard Jordan, 89 anos, estava neste sábado nas páginas da imprensa inglesa, que falou de sua "grande fuga" e de sua determinação, "a mesma demonstrada no dia do Desembarque". O idoso, que foi prefeito da cidade de Hove, no sudeste da Inglaterra, onde se localiza sua residência, fugiu na manhã de quinta-feira da instituição.

Publicidade

Com suas medalhas escondidas sob uma capa de chuva, embarcou em um ônibus de veteranos que se dirigia à localidade francesa de Ouistreham, na Normandia. "Fiquei muito bem, estou muito feliz de ter feito isso", declarou o ex-oficial da Royal Air Force ao chegar neste sábado em uma balsa a Portsmouth, no sul da Inglaterra.

Os funcionários da residência deram o alerta de desaparecimento na noite de quinta-feira e a polícia do condado de Sussex buscou o veterano por toda a região, sem conseguir encontrá-lo. O homem foi localizado no mesmo dia são e salvo, mas na Normandia.

"Agora sei que terei que enfrentar as consequências", disse após seu retorno. "Está muito cansado, tem que ganhar forças e descansar", declarou Debbie McDonald, a diretora do estabelecimento.

Um funcionário do centro garantiu que ele não havia sido proibido de ir às comemorações, e explicou que haviam tentado obter um convite, mas tiveram seu pedido negado por terem feito a solicitação muito tarde.

Publicidade

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se