O vice-primeiro-ministro da Turquia Veysi Kaynak declarou à rede de televisão CNNTürk que o presidente do país, o islamita Recep Tayyip Erdogan, está viajando rumo a Istambul. "Nosso presidente não é alguém que se rende. Agora está se deslocando em direção ao aeroporto Atatürk (de Istambul)", disse Kaynak.
Esta declaração contradiz os rumores de que Erdogan estaria tentando chegar à Alemanha. De acordo com a rede MSNBC, a Alemanha teria negado permissão para o avião com o presidente aterrissar no país. Em seguida, o jornal Daily Beast afirmou que Erdogan estaria voando a caminho de Londres para pedir refúgio.
O aeroporto de Atatürk, em Istambul, o maior da Turquia e o terceiro maior da Europa, estava paralisado por consequência do golpe de Estado militar que está em andamento na Turquia, segundo informações públicas de voos.
O site oficial do aeroporto está inacessível, e o portal flightradar24.com mostra que não há nenhum avião emitindo sinal de voo na região do aeroporto. Já o aeroporto Sabiha Gökçen, no lado asiático de Istambul, está em operação.
As rede de TV turcas mostraram o aeroporto cercado por carros de combate, como parte das medidas tomadas por um grupo de militares que dizem ter tomado o poder na Turquia.
No entanto, segundo as últimas informações da CNNTürk, os soldados teriam se retirado do Atatürk.