Enquanto os animais passeiam livremente, os visitantes escondem-se para observá-los. Essa é a proposta de um zoológico da Dinamarca que busca fazer com que as pessoas troquem de lugar com os bichos.
O Zootopia (novo nome que terá o zoológico), projeto desenvolvido nos últimos dois anos pelo escritório dinamarquês BIG, pretende vir a ser o “zoológico mais desenvolvido do mundo”.
De acordo com o diretor do empreendimento, a transformação do parque se beneficiará por integrar a paisagem natural com uma arquitetura de ponta sem que a presença humana interfira na vida cotidiana dos animais. Serão 1,2 milhão de metros quadrados onde animais da Ásia, África e América viverão sem saber que estão sendo observados.
A primeira fase poderá ser entregue em 2019, quando o Givskud Zoo completará 50 anos.
A ideia é que, ao chegar no Zootopia, o ponto de partida seja uma praça circular que dará acesso aos portões dos três ambientes dos diferentes continentes.
Vista panorâmica
Outra opção para passear pelo Zootopia é uma trilha de 4Km onde os visitantes serão transportados por uma cápsula espelhada. Como o objetivo é trocar humanos de lugar com os animais, será possível, também, se esconder entre os elementos do novo zoológico para observar os bichos. Para ter uma vista panorâmica do projeto e de todos os continentes, os visitantes poderão subir no topo do prédio que circunda a praça principal.
A revitalização total do projeto pode levar cerca de 20 anos para ser concluída. Mas, segundo Bjarke Ingels, um dos arquitetos mais renomados da Dinamarca e idealizador do Zootopia, a primeira fase poderá ser entregue em 2019, quando o Givskud Zoo completará 50 anos.