Facebook diz que apagão em roteadores causou blecaute

Sistema coordena o tráfego de rede e a central de dados

5 out 2021 - 08h08
(atualizado às 08h14)

O Facebook revelou na última segunda-feira (4) que o apagão mundial que atingiu a rede social e os aplicativos Instagram e WhatsApp foi causado por uma "alteração inesperada" nas configurações dos roteadores que coordenam o tráfego e a central de dados.

Facebook, WhatsApp e Instagram ficaram fora do ar por volta de seis horas
Facebook, WhatsApp e Instagram ficaram fora do ar por volta de seis horas
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata sobre como nossos data centers se comunicam, bloqueando todos os nossos serviços", explicou Santosh Janardhan, responsável pela infraestrutura do Facebook.

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Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, divulgou um pedido de desculpas em seu perfil após as seis horas de indisponibilidade dos aplicativos.

"Nos desculpem pela interrupção, sabemos quantas pessoas contam com os nossos serviços para se manterem conectadas", escreveu o empresário norte-americano.

Já Will Cathcart, chefe do WhatsApp, afirmou em uma publicação no Twitter que o aplicativo aprenderá com esse "blecaute".

"Sou grato a todos aqueles que trabalharam duro para restaurar nossos serviços com a confiabilidade esperada. Foi um lembrete para nos lembrar de quantas pessoas e organizações dependem de nosso aplicativo todos os dias. Vamos aprender e crescer com isso", escreveu Cathcart.

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Na última segunda-feira, usuários em todo o mundo relataram dificuldades para utilizar o WhatsApp, Facebook e Instagram.

Ao menos 40 mil queixas sobre o WhatsApp foram registradas na plataforma, enquanto que outras 10 mil eram sobre o Instagram e 5 mil relacionadas ao Facebook. .

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