Um fantoche representando a ativista ambiental sueca Greta Thunberg, 16 anos, apareceu pendurado em um viaduto na periferia de Roma, capital da Itália, na manhã desta segunda-feira (7).
O boneco tinha tranças nos cabelos e uma capa de chuva amarela e estava pendurado pelo pescoço abaixo de um cartaz com a frase "Greta is your God" ("Greta é seu Deus"). O ato foi reivindicado por um obscuro grupo chamado "Gli Svegli" ("Os Acordados"), que prometeu promover "outras ações". Não existe nenhuma referência a essa suposta organização, e não se exclui que tenha sido uma brincadeira de mau gosto.
Thunberg é líder de um movimento global de estudantes contra as mudanças climáticas e causou incômodo em líderes políticos ao cobrá-los na ONU pela falta de ações para combater o aquecimento global.
O caso do fantoche é investigado pelo Ministério Público de Roma como "ameaça agravada". "Vergonhoso o boneco de Greta Thunberg encontrado pendurado em uma ponte de nossa cidade. Minha solidariedade e a de Roma para ela e sua família", disse no Twitter a prefeita Virginia Raggi.
Já Nicola Zingaretti, governador do Lazio, onde fica a capital italiana, chamou o ato de "violência macabra". "Condenamos com força esse gesto de quem não respeita ideias diferentes", acrescentou.