O furacão Idalia chegou a Flórida nesta manhã de quarta-feira (30), ainda com categoria 3 na escala Saffir-Simpson, as rajadas de vento foram intensas na manhã desta quarta, atingindo cerca de 200 km/h. Agora, o furacão já atingiu categoria 4 e a previsão ainda indica chuva bem volumosa sobre o norte da Flórida, região da Carolina do Sul e na Geórgia. O fenômeno gerou um impacto grande e colocou as cidades em alerta, obrigando moradores a deixarem a região.
Foto: Furacão Idalia - satélite da manhã desta quarta-feira, 30 de agosto de 2023
Stormsurge
A atuação do fenômeno foi tão forte que se formou que avançou sobre áreas costeiras da região do Big Bend, formando uma maré de tempestade que avançou sobre o continente, gerando um impacto enorme na cidade de Cedar Key. O stormsurge consiste no avanço da água do mar sobre o continente. O furacão Idalia, atingiu Cedar Key com chuva e tempestade antes mesmo de atingir a costa perto de Keaton Beach, na área de Big Bend, na Flórida, isto antes das 7h00 da manhã desta quarta-feira.
O alerta segue desde segunda-feira (28), com orientações de evacuação em massa à população ao longo da costa oeste da Flórida, devido ao risco de inundações, especialmente nas zonas costeiras, onde o risco de maré de tempestade é intenso.
Próximas horas
São esperados até 200mm de precipitação em partes do oeste da Florida, Panhandle, sudeste da Geórgia e no leste das Carolinas. Até o final da atuação do Furacão Idalia, poderão ser registrados cerca de 300mm em algumas regiões do norte da Flórida.
Foto: Núcleo do Furacão Idalia sobre o sul da Geórgia